Quem nunca teve aquele receio na hora de comprar uma bolsa nova ou aquele casaco de couro dos sonhos -
SERÁ QUE ISSO É COURO DE VERDADE?
Para acabar de vez com essa dúvida, caprichamos na informação trouxemos um post cheiro de especial para você que odeia ser enganado! Siga a leitura e vire expert em reconhecer peças de couro!
Por definição, só pode ser chamada de
COURO a pele curtida de animais, que depois de passar por processos físico-químicos se transforma em matéria prima para confecção de itens de vestuário, bolsas, sapatos, luvas, carteiras, cintos, pulseiras, sofás, e mais uma infinidade de coisas...
Hoje, com a tecnologia, existem no mercado muitos materiais que se assemelham ao couro e acabam enganando muita gente! Mas, para que você saiba direitinho o que está comprando e usando, e pague o preço justo por cada coisa, fizemos um apanhado com alguns materiais e dicas práticas de como saber se sua peça é ou não é COURO LEGÍTIMO!
COURO SINTÉTICO (MATERIAL SINTÉTICO)
O material sintético por definição não pode ser chamado de couro. São materiais produzidos artificialmente - normalmente de POLIURETANO - e algumas vezes misturado com fibras de tecidos e outros materiais. Por ser mais barato que o couro, tem tomado muito espaço nas coleções marcas famosas de bolsas e sapatos no Brasil. Existem opções de ótima qualidade, mas são menos resistentes e duram menos tempo que o couro natural. Se o foco não é a vida útil da peça, os materiais sintéticos oferecem muitas opções de textura e cores, o que pode ser muito bom para quem quer variedade ou quantidade de itens no armário.
PELICA
A pelica é um tipo de couro natural feito da pele de cabrito ou carneiro. É um material muito fino, delicado e valioso. Seu toque é mais macio que o couro legítimo. A pelica é usada principalmente em roupas, luvas ou calçados, é mais cara e tem um aspecto mais aveludado que o couro bovino.
CAMURÇA
A camurça um tipo de couro natural, que passa por um processo para se tornar mais macio e confortável. É muito usada em sapatos e bolsas “molinhas” como as bolsas de franja. Uma curiosidade sobre a camurça, é que para ter esse efeito, o couro é usado do lado contrário na fabricação da peça.
COURO ECOLÓGICO
Algo que surpreende muita gente é saber que COURO ECOLÓGICO também é de origem animal, assim como o couro legítimo. Ele não é um produto vegano, porém, no processo de tratamento da pele – chamado curtimento - são utilizados produtos menos poluentes e uma quantidade menor de água, o que faz com que seja uma opção menos agressiva ao ambiente. A qualidade é perfeitamente comparável ao couro legítimo, visto que o material original é o mesmo.
COURO LEGÍTIMO
Feito a partir da pele de bovinos, o couro legítimo passa por diversos tratamentos no processo de curtimento, antes de chegar à confecção da peça final. Por ser natural, pode apresentar algumas irregularidades, tanto na cor quanto na textura, o que não é considerado um defeito. Aliás, essas irregularidades são um parâmetro na hora de avaliar se o couro é verdadeiro ou não. Peças de couro legítimo além de elegantes, são impermeáveis, resistentes, e quando bem conservadas podem durar muitos anos.
4 dicas para se certificar de que sua peça é feita de COURO VERDADEIRO:
1 – Etiqueta: quando a peça é de couro de legítimo, normalmente na etiqueta vem escrito – 100% couro, couro legítimo, couro ecológico, real leather... etc.
2 – Preço: Peças de couro de verdade são mais caras que peças de material sintético. Então sempre desconfie quando encontrar itens supostamente de couro por preços muito baixos.
3 – Uniformidade: Normalmente mais rígido e por ser feito a partir de pele de animais, o couro legítimo costuma trazer pequenas irregularidades tanto na textura quanto na tonalidade. As peças de material sintético costumam ser mais maleáveis e uniformes.
4 – Teste do Fogo: Se tiver um pedacinho extra de couro na peça, ou num ponto escondidinho com sobra de couro, você pode passar cuidadosamente a chama de um isqueiro pelo material. Couro legítimo não queima e não danifica com esse teste. Não é recomendável fazer este em couro muito fino ou pelica, pois apesar de serem couro verdadeiro, esses materiais podem não resistir.
Gostou desse post? Siga nossas redes sociais para mais dicas!
www.instagram.com/lavanderiadonaflorinda
6 Comments
Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!
Que bom que gostou, Bruno! Nosso blog é novo e estamos com vários conteúdos no forno pra sair. Ficamos felizes em saber que agregamos para você! Obrigada!
Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!
Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
site tambem (2viaGratis.com.br) e Cadastre-se Grátis.
Olá tudo bem!
Muito bom seu site.
Desejo sucesso!!!
Olá tudo bem!
Muito bom este site.
Desejo sucesso!!!
Gostaria de convida-los a acessar
https://sistcomsistemacomercial.com.br