Algodão egípcio, pima, percal, 150 fios, 300 fios, 1.000 fios e por ai vai ...
São tantas informações nas especificações e tantos tipos de algodão que na hora de comprar ficamos até perdidos!
Quando se compra numa loja física você pode tocar a peça e descobre o que agrada mais, mas com o boom das compras on-line, sempre surge a dúvida – Qual algodão escolher?
Será que realmente vale pagar mais caro naquela peça só pelo elevado número de fios? Para te ajudar a entender e escolher sem erro, separamos algumas informações chave que todo mundo deve saber na hora de comprar – e pagar – roupas de algodão.
Primeiro, precisamos entender o que quer dizer a quantidade de fios. A densidade fios de um tecido é definido pelo número de fios usados para fazer a trama em uma polegada quadrada (2,54 cm x 2,54 cm), somando horizontal e verticalmente. Parece complicado, mas como regra, quanto mais fios, mais resistente, macio e nobre é o tecido. Quando acima de 180 fios o tecido de algodão recebe o nome de ALGODÃO PERCAL. Quando menos de 180 fios costumam ser chamados de tecido 100% algodão.
Com várias opções de densidade de fios, o ALGODÃO EGÍPCIO é o queridinho das grandes marcas para roupas, roupas de cama, banho e peças finas no geral. O Egito, a antiga dádiva do Rio Nilo, por suas condições de clima e solo e pela colheita manual de algodão - que é feita até os dias de hoje - consegue um algodão de fios extremamente finos e longos, criando uma trama macia e resistente. Apesar de representar uma parcela muito pequena do algodão mundialmente produzido, é uma referência mundial em qualidade de fibra. Para dar uma idéia, o comprimento da fibra longa de algodão egípcio chega a 5 cm, enquanto a fibra nacional mede em torno de 1,2 cm de comprimento em média.
Se você for a lojas de grife, vai perceber que tem aparecido com frequência um tipo de algodão extremamente macio, brilhante e delicado. O chamado ALGODÃO PIMA , é um tecido feito de fibras produzidas principalmente no Peru, que por serem extra longas e muito finas, produzem um tecido luxuoso que pode ser comparado somente ao algodão egípcio na maciez, resistência e beleza. O algodão pima Não requer muitos cuidados especiais, não cria bolinhas e continua bonito mesmo depois de muitas lavagens.
Na hora de comprar, vale sempre lembrar que quanto maior a quantidade de fios, mais resistente, nobre e mais caro será o tecido. Portanto, uma opção bem interessante é ter em casa peças para usar no dia-a-dia - que podem ser de 100% algodão, de fibra nacional, que podem ter ótima qualidade e conforto - e peças mais finas para ocasiões especiais.
Muito importante também é saber que depois de investir em qualidade, é essencial pensar no cuidado para que suas roupas durem muito mais tempo. Todas as lavanderias Dona Florinda dispõem de tecnologia para cuidar com toda responsabilidade das suas peças finas e com opões bem econômicas para lavar roupas do dia-a-dia.
Deixe seu comentário e nos conte qual sua maior dúvida na hora de comprar e cuidar de suas peças de algodão!